Centenário do pesquisador paranaense Metry Bacila é marcado por lançamento de biografia nesta quarta-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Pesquisador paranaense Metry Bacila ganha homenagem com lançamento de biografia lançada nesta quarta-feira
Convite de lançamento da Coleção Metry Bacila. (Imagem: Divulgação)

A Universidade Federal do Paraná realiza nesta quarta-feira (22) uma cerimônia em homenagem ao centenário do renomado professor Metry Bacila com o lançamento de sua biografia. O evento será às 18h no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas no prédio histórico da Praça Santos Andrade, e contará com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e familiares de Metry Bacila. Além da biografia, a obra a ser lançada é composta por poemas, ensaios e cartas da Antártica.

O professor Metry Bacila é reconhecido no mundo todo pela participação em centenas de estudos científicos. Natural de Palmeira (PR) e graduado em Medicina pela UFPR, o cientista foi o idealizador do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná e também o precursor das pesquisas da UFPR na Antártica. Integrante do Programa Antártico Brasileiro, em 1984 implantou os primeiros estudos paranaenses na Base Comandante Ferraz.

Bacila chefiou diversos laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica. Ministrou aulas em universidades de todo país e recebeu muitos prêmios. Deixou diversas publicações, entre as quais, o livro “Bioquímica Veterinária”. Foi também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X