Praça 29 de Março ganha sistema de Iluminação cênica; intenção é destacar elementos naturais e o mural de Poty Lazzarotto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Obras de implantação da nova iluminação cênica na Praça 29 de Março (Foto: Ricardo Marajó)

A Praça 29 de Março, nas Mercês, cujo nome homenageia a data do aniversário de Curitiba, está ganhando um sistema de iluminação cênica composto por luminárias de LED mais modernas. A instalação teve início nesta semana e deve ser concluída até o final de fevereiro. A mudança visa dar destaque aos elementos naturais e da arquitetura da praça, que abriga um grande mural em alto e baixo relevo de Poty Lazzarotto, que conta a história de Curitiba até os anos 1970. Inaugurada em 1966, a Praça 29 de Março é uma das mais importantes da região central.

Com 300 m², o mural de concreto é dividido em três módulos que retratam vários aspectos da cidade, incluindo a fauna e a flora, manifestações folclóricas, primeiras iniciativas dos colonizadores até o desenvolvimento da capital. A obra do artista curitibano, que nasceu no dia do aniversário da cidade, em 29 de março em 1924, será realçada a partir da instalação de novos projetores LED embutidos no piso.

Os 52 projetores com lâmpadas de vapor metálico de 35Watts que já existem estão sendo substituídos por projetores LED de 28 watts que garantem melhor qualidade, reprodução de cores e uniformidade da iluminação do monumento. “O novo sistema de luminárias representará uma redução de 20% na potência instalada, gerando economia no consumo de energia elétrica”, explica o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

LEIA TAMBÉM:

A nova iluminação também contemplará a estrutura de placas de concreto sob o espelho d’água da fonte que receberá projetores LED RGB. Serão quatro projetores de 95 watts, que serão usados para variar as cores da iluminação a partir das diferentes campanhas de conscientização abraçadas pela cidade, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, entre outras.

A iluminação especial na praça inclui um pacote de monumentos históricos e templos religiosos da cidade que estão sendo contemplados a partir do Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos, que usa a luz para destacar os contornos arquitetônicos. A iluminação cênica também integra as ações do programa Rosto da Cidade, de revitalização da área central.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X