Da Redação

O presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, defende que o poder público – municipal e estadual – intensifique as campanhas de alerta à população para que sejam mantidos os cuidados contra a transmissão do coronavirus. “É preciso alertar as pessoas que as medidas de prevenção devem continuar e que a responsabilidade é de cada um de nós”, comentou. Segundo ele, o comércio considerado não essencial vem seguindo as determinações das autoridades para o cumprimento das normas sanitárias, tanto nas orientações de distanciamento quanto de higienização e que é muito fácil constatar que não há aglomerações nesses locais. No primeiro semestre a ACP travou uma batalha com a prefeitura de Curitiba para a reabertura do comércio da capital em horário especial.
“As pessoas mudaram seus hábitos, não estão mais ‘passeando’ pelo comércio. Entram e compram com rapidez. Além disso, o comércio não essencial está longe de atingir o movimento pré-pandemia”, lembrou, destacando ainda a segurança nos shopping centers, onde é possível obedecer a um distanciamento rigoroso. Para ele, este é um momento de se chamar a atenção para a responsabilidade de cada um no controle da pandemia.
LEIA TAMBÉM:
- Supermercadistas do Paraná projetam 2021 favorável, apesar do cenário incerto
- Concerto luminoso do Jardim Botânico abre no domingo o Natal de Curitiba 2020
Outro alerta é para a vigilância quanto ao uso de máscaras, que é obrigatório inclusive em espaços públicos abertos, como parques e praças. “Já está provado que lockdown e medidas radicais de confinamento não funcionam. Se teremos que conviver com o vírus ainda durante algum tempo, temos que ter responsabilidade individual cidadã, além de diálogo entre poder público e sociedade”, finalizou o presidente da ACP.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
