Programação de Natal consolida Curitiba como um dos principais destinos turísticos do país, diz prefeitura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Programação de Natal cresce e consolida Curitiba como um dos principais destinos turísticos do país. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais consolidou a capital paranaense como um dos principais destinos turísticos do país. Segundo a prefeitura, 2019 foi um ano em que o turismo da cidade colheu grandes resultados devido às melhorias da oferta turística, aos novos investimentos públicos e privados, às medidas como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para eventos e o incremento das ações de divulgação do destino Curitiba. Com 5,5 milhões de visitantes, Curitiba é a cidade que mais recebe turistas no Paraná por ano e o terceiro destino brasileiro de turismo de negócios entre os estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O resultado é fruto da intensificação das ações de articulação do Instituto Municipal de Turismo junto ao setor, que estão ajudando a aumentar o fluxo de turistas e os recursos gerados por quem visita a capital. “O município buscou consolidar ainda mais Curitiba no roteiro nacional de lazer e dos grandes eventos, com destaque para a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, em que a prefeitura e a iniciativa privada promoveram mais de 160 espetáculos, a maioria gratuita”, destaca A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.

Maior programação gratuita de Natal

Desde 2017, a festa de Natal coordenada pelo município cresce ano a ano. O reconhecimento nacional do Natal de Curitiba estimulou, inclusive, o crescimento do calendário, que já é a maior programação gratuita de fim de ano do país. Em 2017, foram 60 eventos; em 2018, 120 espetáculos e em 2019 chegou a mais de 160 atrações em toda a cidade, entre apresentações de corais, autos de natal, concertos, exposições de presépios e feiras temáticas. O Instituto Municipal de Turismo calcula que a temporada natalina recebeu 10% a mais de público neste ano, chegando a 700 mil pessoas, e que o número de turistas aumentou 15%, superando 105 mil deles nas atrações de Natal em 2019. (O balanço deverá ser consolidado no início de 2020).

ISS menor atraiu grandes eventos

Outras ações foram importantes para o turismo da cidade, segundo a prefeitura. A redução da alíquota do ISS de 5% para 2% para eventos, sancionada pelo prefeito Rafael Greca no fim de 2017, começou a valer em 2018 e já refletiu em um crescimento de 8,3% no número de eventos realizados na capital em 2019, também de acordo com o site oficial do município. Além disso, os novos materiais e vídeos segmentados para o turismo de negócios e eventos têm contribuído para aumentar a ocupação hoteleira, aquecer os setores de comércio, serviços e movimentar as atrações turísticas da capital.

Em 2019, o destino Curitiba foi apresentado em mais de 20 feiras e eventos de negócios do setor de turismo nacionais e internacionais. Além disso, foram realizados fantours com 188 representantes de agências de viagens e operadoras e presstrips com veículos de comunicação e influenciadores digitais. Complementam as estratégias de promoção um plano de mídia com anúncios nos principais veículos da mídia especializada do Turismo.

Veja Também

4 comentários em “Programação de Natal consolida Curitiba como um dos principais destinos turísticos do país, diz prefeitura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X