Projeto de fotografias Floorscape#2 da UFPR está com inscrições abertas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O Observatório do Espaço Público é um órgão do departamento de Arquitetura da UFPR que realiza pesquisas sobre os espaços públicos e a paisagem urbana. O projeto “Floorscape” faz parte desses estudos. (Foto: Divulgação UFPR)

Como é a cidade a partir do que está sob nossos pés? O chão de cada rua pode mostrar muito sobre as cidades e seus moradores. Esse retrato da cultura urbana está no foco do Observatório do Espaço Público, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Paraná, que está iniciando a segunda edição do projeto “Floorscape”. Para explicar mais sobre o projeto e como é possível participar, será realizada uma reunião virtual aberta a todos os interessados no dia 28 de junho, às 19 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Observatório do Espaço Público (OEP) é um órgão do departamento de Arquitetura da UFPR que realiza pesquisas sobre os espaços públicos e a paisagem urbana. O projeto “Floorscape” tem como objetivo registrar, através de fotografias, alguma temática que pode ser encontrada no chão dos espaços públicos de cidades brasileiras, resultando em uma exposição virtual. Iniciando o “Floorscape#2”, o projeto está abrindo espaço para interessados em todo o Brasil. “Nesse primeiro encontro, iremos explicar melhor sobre o projeto e como serão as dinâmicas até conseguirmos estar bem apurados para registrar as paisagens do chão”, explica o professor Alessandro Filla Rosaneli, coordenador do OEP.

LEIA TAMBÉM:

Todas as pessoas – sem limitação de idade ou ocupação – residentes no Brasil podem participar do projeto Floorscape#2. Segundo o coordenador, estudantes e profissionais de qualquer área de atuação, com entusiasmo para treinar o olhar a fim de desvendar sensivelmente os chãos dos espaços públicos, é bem-vindo ao grupo. Não se trata de um concurso de fotografias e nem de competição. O Floorscape é um grupo de estudos aberto ao público, que terá encontros para leitura, debates e trocas de ideias. Desses encontros virtuais, serão definidos temas da paisagem urbana e, na etapa final, cada participante registrará de três a cinco fotos, nos arredores de sua casa. O produto final será uma exposição virtual, com certificados de participação.

Em 2020, quando o mundo inteiro estava mudando em função da pandemia, o OEP realizou a exposição virtual Floorscape#1. De forma poética e curiosa, os participantes traduziram em fotografias os sentimentos e novos olhares sobre os espaços públicos. Confira aqui como foi a primeira exposição. Para conhecer mais sobre o projeto Floorscape e outros trabalhos, acesse aqui a página do Observatório do Espaço Público.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X