DESKTOP

Projeto de lei propõe liberar ruas aos domingos e feriados para atividades recreativas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
Vereador sugere que vias públicas possam ter tráfego bloqueado para virarem espaços de lazer. (Foto: Divulgação/CMC)

Foi reapresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que cria o programa “Ruas Para Todos” na capital paranaense. A iniciativa, do vereador Marcos Vieira (PDT), já havia tramitado na CMC na legislatura passada, mas foi retirada após manifestação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto sugere que vias públicas da cidade sejam bloqueadas aos domingos e feriados para a realização de atividades culturais, esportivas e de lazer.

Segundo o autor, a intenção é limitar, ou até mesmo interromper, o tráfego de veículos em trechos de ruas, praças e largos selecionados pela prefeitura de Curitiba. No período, compreendido entre as 10h e as 16h, as vias ficariam reservadas à utilização da comunidade e para eventos recreativos. Os moradores do entorno, contudo, continuariam a ter o trânsito liberado.

Marcos Vieira propõe, ainda, que o município contemple ao menos um trecho por regional, inclusive atendendo requerimentos dos moradores das respectivas regiões na seleção das áreas que passariam a contar com o programa. O parlamentar, na defesa da iniciativa, afirma que a ocupação do espaço público curitibano precisa ser pauta constante para a cidade já que traz como consequência aumento da segurança pública e lazer para população.

LEIA TAMBÉM:

Para Vieira, o projeto é fundamental para aproximar os cidadãos e recuperar a vida urbana. Ele cita a experiência paulistana, em 2016, que adotou ação parecida ao fechar vias aos domingos e feriados para pedestres e ciclistas e diz que está é uma demanda em Curitiba. “O fechamento de ruas nos domingos já se tornou pauta reivindicada por diversos setores. No Bairro Novo, por exemplo, moradores da região solicitaram o fechamento da rua São José dos Pinhais, durante domingos e feriados, para incentivar as atividades no espaço público da região”, afirma.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X