Projeto de restauro da Igreja polonesa de Curitiba terá apoio da prefeitura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A Igreja de Santo Estanislau será restaurada com o apoio da prefeitura de Curitiba. (Foto: Reprodução Facebook)

A centenária Igreja de Santo Estanislau, na Rua Emiliano Perneta, no Centro de Curitiba, será restaurada com o apoio da prefeitura. A realização da obra foi acertada durante reunião do pároco Edvino Sicuro com o prefeito Rafael Greca nesta quinta-feira (19). O projeto será viabilizado com a captação de recursos resultantes da transferência de potencial construtivo.

A iniciativa coincide com o ano em que se comemoram os 150 anos da imigração polonesa. A igreja foi construída para reunir os fiéis vindos da Polônia e seus descendentes.

O prefeito Rafael Greca recebeu o pároco da igreja Santo Estanislau, Edvino Sicuro, em seu gabinete na prefeitura. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Aberta desde 1908, quando a Emiliano Perneta ainda se chamava Aquidabã, a igreja tem capacidade para cerca de 300 pessoas e horário para missa em polonês. A construção já é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) e mantém um símbolo anterior à implantação do comunismo na Polônia, em meados do século passado, uma águia coroada, antigo símbolo do país e que adorna o altar de Nossa Senhora de Czestochowa (Nossa Senhora do Monte Claro).

LEIA TAMBÉM:

Sicuro, que é especialista em História da Igreja Antiga, vai agora tratar da formação do grupo de representantes para dar andamento ao projeto, do qual é entusiasta. Ele dedicou três dos seus cinco anos de estada em Roma à Catacumba Domitilla – um dos mais de 60 sítios arqueológicos do gênero existentes na capital italiana. De volta ao Brasil, esteve à frente do restauro da Igreja do Rosário, em Ponta Grossa.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X