Da Redação
O Balé Teatro Guaíra lançou o projeto de videodança “Birds”, que reúne coreografias autorais acompanhadas por uma trilha sonora de Tchaikovsky, filmadas em diferentes cenários urbanos de Curitiba, como as Arcadas de São Francisco. O projeto é coordenado pelo bailarino Reinaldo Pereira.
Ele conta que o trabalho surgiu a partir das discussões de um poema homônimo (veja abaixo) e tem como objetivo a discussão do potencial do artista de produzir arte e alçar voos. “Partimos de uma discussão de que a dança é uma arte primária e que há milhares de anos usamos o corpo de forma ritualística, para expressar nossos sentimentos e celebrar”, diz Pereira.
A escolha de Tchaikovsky se deu pela potência da música do compositor, que já foi trilha de outros trabalhos do BTG, como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra Nozes”, de onde saiu o trecho selecionado para “Birds”. Para a criação das coreografias, os bailarinos fizeram um laboratório de pesquisa de movimento.
O poema Birds diz: “Um homem diz ao dono do circo: ‘Quero trabalhar no seu circo’.
O dono do circo diz: ‘O que você sabe fazer?’
Ele diz: ‘Sei imitar um pássaro’.
O dono do circo não se impressiona, diz que não tem interesse, pois qualquer um sabe imitar um pássaro.
O homem não discute. Ele abre a janela e sai voando”.
Segundo Reinaldo Pereira, todo artista tem trabalhos que são meras imitações de pássaro. Mas há algumas poucas vezes em que o artista, de fato, voa.
Confira o VÍDEO:
LEIA TAMBÉM:
- Vereadora Flávia Francischini sai da UTI após cirurgia de emergência em Curitiba
- 107.640 doses de imunizantes contra a Covid-19 chegam ao Paraná
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: