DESKTOP

Projeto quer incluir símbolo do TEA nas placas de estacionamento prioritário em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

estacionamento-prioritário-autistas
Autistas já possuem o direito de estacionar em vagas prioritárias garantido pela Lei Federal 12764/2012. A inclusão do símbolo nas placas de sinalização é uma forma de divulgar esse benefício. (Foto: Divulgação)

A câmara municipal de Curitiba aprovou em primeira votação, o projeto de lei que pretende explicitar a garantia de acesso dos portadores do transtorno do espectro autista (TEA) às vagas de estacionamento, embarque e desembarque reservadas às pessoas com algum tipo de deficiência. A proposta é do vereador Mauro Bobato (Pode) e volta à pauta na próxima sessão, segunda-feira (22).

A ideia é ampliar o conhecimento da população sobre a lei federal 12.764/12, que já garante o direito ao uso das vagas prioritárias para portadores do Transtorno do Espectro Autista. Para que isso aconteça, o vereador sugeriu na proposta que, além do símbolo da cadeira de rodas tradicionalmente usado para identificar essas vagas, as placas ganhem a imagem da fita colorida com quebra-cabeça, símbolo do TEA.

LEIA TAMBÉM:

estacionamento-prioritário-autistas
O quebra-cabeça colorido, que aparece nas fitas, é o símbolo do transtorno do espectro autista. (Foto: Divulgação)

Caso o projeto seja aprovado pelos vereadores, seguirá para sanção do prefeito. A alteração na lei entrará em vigor 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Município. Familiares de autistas acompanharam a votação na câmara de vereadores. “O autista visivelmente não tem uma deficiência, não é física. É na hora da crise, da frustração. Então existe sim essa necessidade”, declarou Flávia Francischini (PSL), mãe de um menino autista e vice-presidente da Comissão de Acessibilidade.

Também participaram do debate, em apoio à proposição, os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania), João da 5 Irmãos (PSL), Marcos Vieira (PDT), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves (Republicanos) e Professora Josete (PT).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X