Quatro deputados estaduais tomam posse na sessão desta segunda-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da redação

A posse dos quatro deputados estaduais acontecerá na sessão plenária desta segunda-feira (8) às 14h. (Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

A sessão plenária desta segunda-feira (8) na Assembleia Legislativa do Paraná será atípica, por causa da saída do deputado estadual Fernando Francischni, do PSL. A cassação inédita do Tribunal Superior Eleitoral, baseada nas investigações que apontaram a produção e divulgação de fake news, terá um efeito cascata no legislativo, conforme o portal já havia anunciado. Quatro parlamentares tomarão posse no lugar de Francischini, que voltou para o cargo de delegado da Polícia Federal.

Voltam a ocupar as cadeiras na Alep, os já experientes Adelino Ribeiro, do Patriotas, Nereu Moura, do MDB e Elio Rusch, do DEM, além do estreante Pedro Paulo Bazana, do PV. Deixam a casa, além do delegado Francischini, Cassiano Caron, Emerson Bacil e Do Carmo, todos do PSL.

A troca é motivada pelo cálculo do coeficente eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral determinou a anulação dos votos recebidos pelo parlamentar. Com isso, uma nova totalização foi realizada pelo TRE. Com o recálculo, houve uma nova distribuição de votos válidos e, dessa forma, foi determinada uma recomposição, afetando os outros três deputados do partido. As comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná também sofrerão alterações.

Novos parlamentares



Dos quatro novos deputados, três já ocuparam uma cadeira na Assembleia Legislativa. Adelino Ribeiro nasceu em Goioerê, na região Centro-Oeste, em 1965. Vive há 35 anos em Cascavel, onde se elegeu vereador em 1997. Garantiu a reeleição em 2000 como vereador mais votado da cidade. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, sendo reeleito em 2014.

Nereu Moura assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa pela primeira vez em 1993. Candidatou-se novamente nas eleições de 1994, elegendo-se com 35.619 votos, sendo um dos mais votados do Paraná. Foi reeleito nos anos de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

LEIA TAMBÉM:

Elio Rusch iniciou sua trajetória política na década de 1970, ao se eleger vereador pela primeira vez em Marechal Cândido Rondon, ocupando essa posição ainda outras duas vezes. Atuando na Assembleia Legislativa desde 1991, ano em que assumiu pela primeira vez. Nesta legislatura assumiu por duas vezes em razão da licença maternidade da deputada Maria Victoria (PP), exercendo o seu oitavo mandato consecutivo como deputado estadual.

Único estreante na Assembleia Legislativa, Pedro Paulo Bazana nasceu em 1967 e tomará posse para seu primeiro mandato como deputado estadual. Ex-vice-prefeito de Arapongas, Bazana obteve 21.145 votos no último pleito para deputado. Em 2020, foi candidato a prefeito de Arapongas, não sendo eleito. Atualmente é o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapongas.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X