DESKTOP

Renault anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão no Complexo Ayrton Senna

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Fabrica Renault Curitiba
O Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. (Foto: Divulgação)

A Renault do Brasil anunciou nesta segunda-feira (01) que pretende investir R$ 1,1 bilhão no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, até 2022. O investimento também foi anunciado pelo governador Ratinho Jr. em ato simbólico, no Palácio Iguaçu, com a presença do presidente da montadora, Ricardo Gondo. O valor será destinado à renovação de veículos do atual portfólio da companhia e também para a formatação de um motor 1.3 turbo, de três cilindros. A Renault prevê entregar ao mercado cinco novidades até a metade de 2022, além do lançamento de dois veículos elétricos. Todos os investimentos contam com o apoio institucional do programa de incentivos fiscais do Paraná.

“A Renault acredita no Paraná e no Brasil. Isso é mais geração de emprego no nosso estado. Nos sentimos orgulhosos de participar de alguma maneira deste momento tão simbólico e importante para uma das maiores empresas do país e do mundo”, afirmou Ratinho Jr. no ato de assinatura dos acordos. Ele lembrou que, mesmo em um ano marcado pela pandemia, o Paraná abriu 52.670 vagas de emprego em 2020. Esse foi o segundo melhor resultado do país, com apenas 380 contratações a menos do que Santa Catarina. O estado foi responsável por 36,9% do resultado nacional no ano passado, que foi de 142.690 novas vagas. “Esperamos que com a vacina tudo volte à normalidade e o Paraná possa continuar abrindo postos de trabalho e se desenvolvendo”, acrescentou o governador.

INDÚSTRIA

blank
O governador Ratinho Jr. assinou o novo incentivo à Renault do Brasil na presença do vice-governador Darci Piana e do presidente da montadora, Ricardo Gondo (à dir.). (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A produção da indústria paranaense fechou dezembro de 2020 com crescimento de 2,8% em relação a novembro, oitavo mês consecutivo com resultado positivo, superando a queda do período mais restritivo da pandemia do novo coronavírus. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor é superior ao resultado do Brasil, que teve crescimento médio de 0,9% em dezembro.

O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, ressaltou que, apesar dos efeitos econômicos decorrentes da pandemia, a montadora também conseguiu avançar em pontos importantes, colaborando significativamente com os bons números obtidos pelo Paraná. O executivo reforçou, entre outros pontos, a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e os empregados, o que trouxe previsibilidade e flexibilidade, fundamentais para a aprovação dos investimentos anunciados. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024).

LEIA TAMBÉM:

“Mesmo num cenário de muitos desafios, fico feliz em poder anunciar que seguimos investindo na atualização dos nossos produtos no Brasil. Sempre tivemos total apoio da equipe do governo do estado. Nos sentimos paranaenses também”, afirmou Gondo. A Renault está instalada no Paraná há mais de 22 anos, gera cerca de 6,4 mil empregos diretos e 25 mil indiretos. O Complexo Ayrton Senna abriga quatro fábricas: a de automóveis, comerciais leves, motores e de injeção de alumínio.

Participaram do anúncio do investimento o vice-governador Darci Piana; os secretários Guto Silva (Casa Civil), Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes) e João Debiasi (Comunicação Social e Cultura); o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault, Marcus Aguiar; o diretor de Comunicação para as Américas da empresa, Caíque Ferreira, e o diretor de Fabricação, Carlos Carrinho.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X