DESKTOP

Ristorantino Ópera Arte abre as portas no Pátio Batel com menu contemporâneo e ambientes elegantes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Reinaldo Bessa

blank
A adega climatizada armazena 1000 garrafas de vinhos com rótulos de diversos países e ocupa lugar de destaque no salão. (Foto: Divulgação)

A alta gastronomia de Curitiba acaba de ganhar uma nova opção, o Ristorantino Ópera Arte, no shopping Pátio Batel. O restaurante ocupa as antigas instalações do Alessandro & Frederico, no Piso L3. Está funcionando desde o dia 9 de abril em soft opening para almoço e jantar. As proprietárias são as irmãs Isabela e Rafaela Pilagallo. A família também é proprietária do restaurante e espaço de eventos Ópera Arte que funciona junto à Ópera de Arame, no Pilarzinho, sob o comando de Giuliano Pilagallo, irmão delas, e do empresário Nelson Pilagallo, pai dos três.

blank
A escultura que decora o bar é feita em alumínio e assinada pela arquiteta e sócia Isabela Pilagallo. (Foto: Divulgação)

Depois de oito meses fechado, o espaço reabriu completamente repaginado pela própria Isabela, que é arquiteta. Segundo ela, o Ristorantino é uma versão premium do que funciona na Ópera de Arame. Com exceção da decoração dos salões e do bar, o restante foi mantido, como o menu e parte da equipe de garçons. Os gerentes também continuam os mesmos, o italiano Nicola Coccia e José Gomes. A cozinha é comandada pelo chef Marcos Rodrigues, que era subchef do Alessandro & Frederico. Com pequenas adaptações, os pratos seguem a mesma linha que fez a fama do lugar. Entre os destaques das sobremesas está a operazinha, feita de chocolate, que imita o ícone turístico de Curitiba, servida com sorvete de creme.

Gastronomia e arte

Entre as alterações realizadas está a mudança da adega, que agora divide os dois salões. Mas, segundo Isabela, não foi uma simples mudança de lugar. Feita com madeira nobre, ela foi completamente restaurada e ganhou mais visibilidade. O espaço comporta mil garrafas. As mesas também foram restauradas e ganharam nova textura e aparência. Um dos salões ganhou uma parede com obras de arte da artista plástica India Filipin cedidas pela galeria Zilda Fraletti. A parceria reforça a proposta da casa, que tem a palavra arte no nome.

blank
As irmãs e sócias do Ristorantino Ópera Arte, Isabela (à esquerda) e Rafaela Pilagallo. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

O projeto adotado foi o As-built, que preconiza o reaproveitamento de materiais como forma de evitar o desperdício e a geração de resíduos. Alguns itens que já compunham a decoração anterior foram mantidos, como três grandes espelhos, deslocados de lugar. Uma das novidades é uma grande escultura em alumínio, feita por Isabela, sobre o bar. Os ambientes, incluindo a enorme varanda com vista para o bosque que circunda o shopping, um dos diferenciais do restaurante, favorecem a absorção de luz natural. O projeto luminotécnico é 100% com luminárias de led.

O Ristorantino Ópera Arte abre de segunda a sábado com horários especiais devido à pandemia. De segunda a quinta-feira do meio-dia às 14h30, para o almoço, e das 18h às 21h30 para o jantar. Sexta e sábado do meio-dia às 21h30. Aos domingos não abre. O restaurante não está atendendo na modalidade delivery.

blank
A sobremesa Operazinha, réplica da Ópera de Arame, servida com sorvete de creme, é uma das novidades do cardápio. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X