Saul Raiz, ex-prefeito de Curitiba, morre aos 91 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Saul Raiz administrou Curitba de 1975 a 1979 (Foto: Divulgação)

Morreu na noite desta sexta-feira (03) o ex-prefeito de Curitiba, Saul Raiz. Engenheiro civil, ele administrou a capital de 1975 a 1979 indicado pelo então governador Jayme Canet Júnior, que pertencia à Arena. Fazia parte da comunidade judaica de Curitiba, da qual era um dos membros mais destacados. Raiz estava com 91 anos e sofria de Alzeihmer. Viúvo, o ex-prefeito vivia recluso em seu apartamento no Bigorrilho. Deixa duas filhas, Rosana e Vanessa, que não residem em Curitiba.

O prefeito Rafael Greca lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias na cidade. “Bendita seja sua memória, foi um grande prefeito. Foi notável no desenvolvimento dos bairros de Curitiba, na implantação de creches e escolas. Também brilhou como executivo das Indústrias Klabin”, disse Greca.

Para o governador Ratinho Jr., Saul Raiz deixa um legado importante para o estado. “Ele foi responsável pela obra da Rodovia do Café, fundamental para o desenvolvimento do Paraná”, disse Ratinho, lembrando sua atuação como diretor geral do DER no primeiro governo de Ney Braga.

Entre as obras que marcaram sua gestão na prefeitura de Curitiba estão o Parque Iguaçu, a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), os terminais do Portão, Vila Hauer e Capão Raso, a Conectora 5, prolongamento das ruas Padre Anchieta, Martim Afonso e Padre Agostinho, abrindo caminho para o surgimento do Ecoville, além da canalização do rio sob a Rua Mariano Torres, a construção das duas pistas e da faixa do ônibus expresso na Avenida Marechal Floriano e o Viaduto do Colorado.

LEIA TAMBÉM:

Também foi o responsável pelo projeto do Mercado Municipal de Curitiba quando exerceu o cargo de diretor de urbanização da prefeitura na gestão do prefeito Ney Braga. Ocupou também o cargo de diretor do DER do Paraná no primeiro governo de Braga. Em 1982, candidatou-se ao governo do estado pelo PDS, sendo derrotado por José Richa, do MDB.

Velório sem flores

Em respeito ao Shabbat, dia considerado de descanso para os judeus, o velório de Saul Raiz será realizado na capela do Cemitério Israelita do Água Verde a partir das 8h de domingo. O sepultamento será no mesmo cemitério, às 13h. Pela tradição judaica não se enviam coroas de flores. Assim, a família entende que a melhor forma de homenagear a memória do ex-prefeito é fazendo uma doação a uma entidade beneficente em seu nome. A sugestão é o Hospital Erastinho, que pode ser contatado pelo site https://www.erastinho.com.br/

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

2 comentários em “Saul Raiz, ex-prefeito de Curitiba, morre aos 91 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X