“Se eu puder pedir um presente, que seja a imunização de todos”, diz Greca ao abrir o Natal 2021 de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A cerimônia foi realizada no Memorial de Curitiba e contou com a presença do prefeito Rafael Greca, além de apresentações musicais, presépio vivo, ciranda étnica e anunciação de anjos. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

“É com imensa alegria que eu anuncio o Natal de Curitiba, que terá 53 noites de luz e gratidão. A prefeitura é muito grata a todos os patrocinadores que estão nos apoiando nesta iniciativa, porque este é o momento de trabalhar pela retomada econômica da cidade”, discursou, entusiasmado, o prefeito Rafael Greca na noite desta quinta-feira (18) ao declarar aberta a programação oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais deste ano.

A cerimônia foi realizada no Memorial de Curitiba e contou com apresentações musicais, presépio vivo, ciranda étnica e anunciação de anjos. Greca também inaugurou as três primeiras das mais de 30 grandes árvores natalinas que ficarão espalhadas pela cidade: a Árvore da Vida, próxima ao bebedouro do Largo da Ordem, a Árvore do Memorial de Curitiba e a Árvore da Volvo, instalada na rotatória da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Com o tema “A Gratidão vai Iluminar a Cidade”, o Natal 2021 celebra a vida, num momento especial após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19.

Pedido especial: tomem a vacina

Greca fez um apelo para que a população não deixe de se vacinar contra o novo coronavírus para que Curitiba possa virar o capítulo da pandemia. “Nós temos muito a celebrar. A pandemia está redimida: 80% da nossa população foi vacinada com a primeira dose da vacina e 70% já foi imunizada com duas doses”, comemorou.

Ele ressalvou, no entanto, que muitas pessoas deixaram de tomar a segunda dose da vacina e não estão completamente imunizadas. “Existem 82 mil pessoas na cidade que já poderiam ter tomado a segunda dose e ainda não foram nas unidades de saúde. Não façam essa besteira de esquecer de tomar a vacina. Se eu puder pedir um presente de Natal, que este presente seja que todos tomem a segunda dose para nós nos livrarmos da pandemia já nos primeiros dias do Ano Novo”, pediu.

Também presente, o vice-governador Darci Piana disse que é muito importante o esforço da cidade para superar este momento. “Isso que está acontecendo aqui é apenas uma pequena parte do que virá. Como integrante da Fecomércio, sabemos do esmero do prefeito em preparar a cidade para o Natal e como isso é importante na atração de turistas, que dão grande impulso ao nosso comércio”, comentou Piana.

Homenagens

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, Greca entregou uma homenagem aos representantes dos patrocinadores da programação natalina: uma escultura de metal feita por Rafael Sartori, com base na peça Fonte da Memória, de Ricardo Tod. A obra foi entregue a André Santini (Copel Telecom), Marcelo Defante (O Boticário), Joanir Zonta (Condor Super Center), Ricardo Cons (Electrolux), Everton Lopes da Silva (Caixa Econômica Federal), Michele de Cerjat (Ebanx), Tatiana Reichman (Ademilar), Carlos Beal (Supermercados Festval), Silvia Pires Omairy (Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigüi), Corinna Beatriz V. Pedroso (Consórcio Servopa), Darlan Sampietro Baldissera (Banco do Brasil), Fabiano Todeschini (Volvo) e Ronaldo Gouvea ( Grupo Muffato).

Árvores

As árvores acionadas nesta quinta-feira (18) são marcos do Natal para o Largo da Ordem e para o Centro Cívico. Em frente à Igreja da Ordem, junto ao bebedouro, a Árvore da Vida é decorada com cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas. Patrocinada pela montadora de caminhões, a Árvore da Volvo, no Centro Cívico, por sua vez, tem 18 metros de altura e abriga 50 mil microlâmpadas de LED na cor verde. O circuito de árvores de Natal (decoradas com flores ou luz) tem mais de 30 estruturas espalhadas por vias, parques, ruas da cidadania e outros espaços públicos.

Durante a inauguração da árvore fixada na rotatória do Centro Cívico, na noite desta quinta-feira, Greca agradeceu o apoio da montadora sueca que integra o grupo de patrocinadores do Natal de Curitiba. No Centro Cívico, o prefeito também tirou fotos com a população e cumprimentou as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e da Guarda Municipal. “A contribuição dos assistentes sociais da FAS e dos guardas municipais ao Natal de Curitiba é muito importante. Em uma cidade humanitária como a nossa não se descuida de ninguém, mesmo que seja tempo de festa, e o trabalho dessas pessoas faz a diferença no Natal de Curitiba”, elogiou.

Programação

A quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais vai até 9 de janeiro. Até lá a população e visitantes terão uma programação elaborada para as pessoas desfrutarem a cidade, uma celebração voltada a reconectá-las com as tradicionais festividades desta época do ano. Trata-se da maior programação gratuita de fim de ano do país. Serão 53 dias de atrações da prefeitura e da iniciativa privada, entre outras, circuitos natalinos de carro (drive-thru), recitais de ópera, voos de balão (preso ao solo), concertos, exposições, feiras temáticas, aulas-show gastronômicas e até experiências olfativas.

LEIA TAMBÉM:

A maioria das atrações termina no dia 30 de dezembro, mas a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro. Todas as atrações do Natal de Curitiba seguirão os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios pela Covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, controle de público e agendamento on-line para assistir aos espetáculos como autos, concertos, óperas e para os passeios e as apresentações drive-thru ou drive-in.

Confira a programação completa no site https://natal.curitiba.pr.gov.br/.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X