Semana será gelada em todo Paraná com temperaturas negativas em várias regiões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A Defesa Civil está mobilizada para realizar atendimentos em todo o Paraná nos próximos dias. (Foto: Valdelino Pontes/AEN)

O governo do Paraná está se mobilizando para atender a população durante a massa de ar polar que começa a chegar ao Paraná nesta terça-feira (27). Diferentes secretarias criaram um plano de contingência, coordenado pela Defesa Civil do Paraná, para atuar na prevenção, reforçando os cuidados com a população mais vulnerável.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a onda seguirá o padrão do inverno paranaense, caracterizado por um clima frio e seco e temperaturas mínimas variando entre -1 °C e -5 °C. Ou seja, longe de previsões catastróficas.

O frio mais rigoroso será entre os dias 28 e 30 de julho, especialmente nas regiões Sudoeste, Sul, Central e Campos Gerais. Nesse período há indicativo para ocorrência de geadas fortes e generalizadas em todo o Paraná.

Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, haverá uma queda acentuada das temperaturas, com uma variação grande após a massa de ar quente que passou pelo Estado. “Teremos três dias de frio com forte intensidade e dias gelados, com previsão de mínimas negativas nas regiões de General Carneiro e Palmas”, afirmou.

A Defesa Civil do Paraná, contudo, reforça que não há necessidade de pânico. O monitoramento diário feito pelo órgão indica que as temperaturas acompanharão invernos anteriores. Na Região Metropolitana de Curitiba, Norte e Oeste, por exemplo, há previsão de valores oscilando entre 0°C e -3°C. No Litoral deve chegar a 5ºC.

A Defesa Civil está preparada para atender possíveis “mortes brancas” por uso de substâncias proibidas para aquecer ambientes. A causa mais comum deste tipo de acidente, levando muitas pessoas à morte com monóxido de carbono, é a queima de carvão vegetal, utilizado para aquecer ambientes confinados. A queima de álcool, ou outro combustível, também pode levar à asfixia.

Alerta Geada

O Alerta Geada é um serviço que funciona de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais. Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do informe diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, um alerta é emitido e amplamente divulgado com 48 horas de antecedência. O boletim diário e os alertas de geada podem ser obtidos no aplicativo Iapar Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play. Também é possível receber os avisos pelo WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem “quero receber o Alerta Geada”. Há, ainda, informações sobre o serviço Alerta Geada e proteção de cafeeiros sites do IDR-Paraná e do Simepar, ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.

As temperaturas mais baixas devem variar entre -1 °C e -5 °C. (Foto: IDR-PARANÁ)

Veja como ficam as temperaturas nos próximos dias

Curitiba

terça-feira – 11ºC

quarta-feira – 3ºC

quinta-feira – -1oC

sexta-feira – 0oC

sábado – 4oC

Palmas

terça-feira – 1oC

quarta-feira – -3oC

quinta-feira – -2oC

sexta-feira – -2oC

sábado – 1oC

General Carneiro

terça-feira – 1oC

quarta-feira – -3oC

quinta-feira – -2oC

sexta-feira – -3oC

sábado – -2oC

Pato Branco

terça-feira – 4oC

quarta-feira – -1oC

quinta-feira – -2oC

sexta-feira – -1oC

sábado – 3oC

Francisco Beltrão

terça-feira – 4oC

quarta-feira – -1oC

quinta-feira – -2oC

sexta-feira – -1oC

sábado – 3oC

Guarapuava

terça-feira – 6oC

quarta-feira – -1oC

quinta-feira – -4oC

sexta-feira – -2oC

sábado – 2oC

União da Vitória

terça-feira – 4oC

quarta-feira – -2oC

quinta-feira – -1oC

sexta-feira – -3oC

sábado – -1oC

Lapa

terça-feira – 5oC

quarta-feira – -2oC

quinta-feira – -1oC

sexta-feira – 0oC

sábado – 5oC

Irati

terça-feira – 8oC

quarta-feira–  0oC

quinta-feira – -3oC

sexta-feira – -2oC

sábado – 0oC

Inácio Martins

terça-feira – 5oC

quarta-feira – -2oC

quinta-feira – -4oC

sexta-feira – -3oC

sábado – 0oC

Bituruna

terça-feira – 2oC

quarta-feira – -2oC

quinta-feira – -3oC

sexta-feira – -3oC

sábado – -1oC

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X