Startup de gastronomia criada no interior do Paraná mira mercado nacional com marca própria de produtos premium

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

As convidadas Alessandra Nogueira Saltori, Isabela França, Joana Munné, Alessandra Bello, Joana Presas e Jussara Voss (da esq. para a dir.). (Foto: Everton Antoniolli)

Um jantar para um seleto para um grupo de profissionais de Curitiba e de outros lugares ligados à gastronomia marcou a apresentação da startup Santan. O evento ocorreu na última quinta-feira (5) em Barracão, na Região Sudoeste. A convite de André Santin, idealizador da empresa, o renomado chef mineiro Fred Trindade esteve na cidade para uma rodada de apresentação da startup de gastronomia. Ele preparou um menu degustação à base de produtos da região.

O idealizador da Santan e anfitrião do evento André Santin. (Fotos: Everton Antoniolli)

A empresa pretende lançar no mercado uma linha de carnes premium até o final deste ano a partir de uma rede de pequenos produtores locais que oferecem matrizes, estrutura e assistência técnica para a criação de suínos soltos e com alimentação natural. Entre os convidados estavam as jornalistas Jussara Voss e Isabela França, o casal de empresários da indústria de sorvetes Los Paleteros Vera e Olide Ganzer, a curadora de gastronomia catalã Joana Munné e sua mãe, a chef Joana Presas, proprietária de dois restaurantes em Barcelona.

O espaço de eventos funcionará como um centro de experiências gastronômicas. (Foto: Everton Antoniolli)

O embrião da Santan já conta duas áreas no entorno da cidade. Na primeira, está a Vila Santan, um centro de experiência gastronômica onde funcionará uma cozinha profissional para que os chefes de cozinha possam vivenciar de forma ampla a experiência oferecida pela startup. Hospedados na vila, eles poderão visitar os produtores da região, conhecer os métodos e processos da marca, escolher os animais que pretendem utilizar para suas criações além de ter uma verdadeira imersão na cultura local.

Desde junho, a área – que além da cozinha contará com um espaço de eventos e quatro bangalôs – já tem recebido os primeiros visitantes. Ainda em Barracão, na fazenda modelo Santan funcionará o centro de operações da empresa. A fazenda atuará como polo de pesquisa, produção e criação – inicialmente de leitões a partir de matrizes selecionadas e controladas por especialistas e posteriormente de patos e galinhas.

O centro de excelência receberá profissionais da gastronomia e empresários do setor. (Foto: Everton Antoniolli)

Restaurante em Curitiba

A empresa instalará um espaço gastronômico próprio em Curitiba, que atuará como um restaurante modelo. Além de receber eventos, o local oferecerá ao público de alta gastronomia a oportunidade de degustar receitas com os produtos da marca elaboradas por chefs prestigiados.

O chef mineiro Fred Trindade, que comandou o jantar de apresentação da startup de gastronomia paranaense Santan.(Foto: Everton Antoniolli)

As carnes, embaladas a vácuo na cidade de Barracão, chegarão às cozinhas no mesmo dia, tanto em Curitiba quanto nas principais cidades das regiões Sul e Sudeste do país. Completará a estrutura da Santan uma loja própria no Mercado Municipal de São Paulo, que oferecerá uma experiência de boutique gourmet, uma sede administrativa e de atendimento aos clientes, incluindo consumidores finais, chefs e restaurateurs, também na capital paulista.

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X