Teatro Guaíra celebra Dia do Meio Ambiente com projetos sobre desenvolvimento sustentável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
Teatro Guaíra celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com projetos sobre desenvolvimento sustentável. (Foto: Paola C/Teatro Guaíra)

O Teatro Guaíra celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente neste sábado (5) com o lançamento virtual de dois projetos especiais sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A primeira iniciativa é uma série de vídeos do Balé Teatro Guaíra, em que cada bailarino dança um ODS. Já os alunos da escola escolheram os ODS como temática de discussão durante o ano letivo e apresentam um vídeo que encerra o primeiro semestre de 2021.

Nos dois projetos, o público poderá acompanhar bailarinos e alunos dançando temas como igualdade de gênero, ação contra a mudança climática e paz. Os vídeos do BTG serão lançados semanalmente, todas as quartas-feiras, nas redes sociais do Teatro Guaíra.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada pelas Nações Unidas com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (Cedes), Centro Cultural Teatro Guaíra e Palco Paraná.

A diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, conta que a ideia é unir a dança e os ODS para pensar o mundo pós-pandemia. “É um momento de grande crise, em que nosso modelo de sociedade se mostrou insustentável. A partir disso, achamos importante pensar um outro mundo, um novo modelo de desenvolvimento”, disse.

Para Filipe Farhat, articulador de parcerias para a Agenda 2030 do Cedes, o projeto do Guaíra representa o quanto a Agenda 2030 pode contar com o envolvimento de toda a sociedade. “As diferentes formas de cultura seguramente podem servir para sensibilizar pessoas e motivá-las à ação. O Teatro Guaíra trouxe sua contribuição ao aportar sensibilidade, valor e calor humano aos principais objetivos globais”, afirmou.

Balé dança os ODS

blank
O Teatro Guaíra celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com dois projetos especiais sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (Foto: Paola C/Teatro Guaíra)

“É um tema complexo, como salvar o mundo?”, brinca Paula Sousa, bailarina que dançou o tema água potável e saneamento. “Todo mundo já vive os temas dos ODS, os problemas são claros para todos: pobreza, poluição, acesso à água. O desafio foi traduzir em uma coreografia”, disse.

O bailarino Leandro Vieira, que dançou a vida terrestre, diz que tentou traduzir o discurso político e científico para um público mais amplo, por isso a dança foi grande aliada. “É importante ver como tudo está interligado, arte, ciência. É isso que nos faz crescer como seres humanos”, afirmou.

Já Murilo Machado trabalhou o tema fome zero e agricultura sustentável. “Viver a pandemia, o isolamento, estar longe dos palcos, foi muito difícil, pessoalmente. O que eu posso fazer para que a gente não viva uma nova pandemia? Essa foi minha linha de ação para pensar os ODS”, explicou.

Clarissa Cappellari, que dançou o tema igualdade de gênero, disse que esse é um problema que todas as mulheres vivenciam ao sofrer assédio na rua ou temer pela própria segurança. Ela construiu sua coreografia a partir de elementos como a respiração ofegante e uma corrida atrás de grades. “Simbolizam o peso e o cerceamento que as mulheres experimentam cotidianamente”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Escola de Dança Teatro Guaíra

Para a EDTG, o trabalho surgiu de forma quase natural, porque muitos desses temas já eram discutidos com alunos nas atividades cotidianas. Quando a escola foi criada, há 65 anos, o principal foco era a formação de profissionais para o Balé Teatro Guaíra, mas com o passar das décadas os professores perceberam que o maior ativo da escola era a formação cidadã, já que muitos meninos e meninas chegam a passar mais de 10 anos na instituição. Mais do que bailarinos, hoje a escola acredita que é essencial formar cidadãos, que levarão os ensinamentos para as diferentes áreas profissionais no futuro.

Serviço:

Balé Teatro Guaíra dança dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Estreia: 5 de junho, às 17h, nas redes sociais do Teatro Guaíra (demais vídeos às quartas, às 17h)
www.youtube.com/watch?v=HB9zq5Uem9c&t=1s

Escola de Dança Teatro Guaíra e os ODS
Estreia: 5 de junho, às 20h, nas redes sociais do Teatro Guaíra
www.facebook.com/TeatroGuaira
www.youtube.com/c/TeatroGuairaoficial

Mais informações sobre os ODS: www.teatroguaira.pr.gov.br/ODS.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X