Teatro Guaíra celebra Dia Internacional da Dança com vídeo especial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

(Video publicado no canal do Teatro Guaíra)

O Balé Teatro Guaíra lança um vídeo especial nesta semana para celebrar o dia internacional da dança, comemorado em 29 de abril. “Variações sobre a Mesa” é a mais nova criação do BTG, realizada à distância. A ideia é mostrar que os profissionais passam o dia todo pensando juntos na dança, ainda que estejam separados fisicamente. No total, foram mais de 200 horas de trabalho entre criação coreográfica, filmagem e edição.

Da Redação

A ação é uma parceria do Governo do Estado do Paraná, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

O plano inicial da equipe era retomar as gravações presenciais no palco do Guairão, o que precisou ser adiado em função das restrições no final de março. O grupo então decidiu criar um vídeo que levasse para a casa das pessoas um momento de alegria e descontração para este tempo estressante e difícil. “Tentamos mostrar como a dança pode ser uma aliada nesse momento. Nós bailarinos já acordamos querendo dançar, estamos fazemos isso de forma virtual, nos adaptando e encontrando maneiras de estarmos juntos ainda que não fisicamente e de continuarmos levando a nossa arte ao público”, diz Paula Sousa, bailarina e coreógrafa do projeto.

Os materiais escolhidos para a criação da coreografia também foram objetos que qualquer pessoa pudesse ter em casa, por isso a mesa e a xícara de café assumem um papel de destaque. A dança ocorre em um espaço restrito, o que também reflete o isolamento. O roteiro e direção são de Eunice Oliveira e a edição de Alan Raffo.

LEIA TAMBÉM:

O processo de criação coreográfica e ensaios ganham desafios adicionais quando feitos de forma virtual. Paula explica que os bailarinos precisam se adaptar às instabilidades da internet, mudança da velocidade do som e vídeo, enquadramento da câmara e solidão na hora de dançar, o que faz com que o processo de ensaio seja completamente diferente daquele do ambiente presencial. Depois disso, cada bailarino gravou sua parte em sua própria casa a partir de diferentes ângulos para se chegar ao resultado final.

Programação Fundação Cultural de Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba organizou uma programação especial para marcar a data. Entre outras atividades, está agendada para hoje (29), às 20h, o lançamento Videocoreografia “Pesquisa Confinada com Árvores, Janelas, Portas e Imagens”, com trilha sonora “Das Árvores II” do compositor Chico Mello. Esta obra é resultado do “Atelier – Técnica, Composição e Pesquisa de Movimento”, ministrado por Pau Aran (ES) em novembro de 2020. Duração: 27:04

Veja toda a programação também pelo site: bit.ly/programacaoch

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X