Tradicional restaurante Old West fecha as portas em Curitiba e abre versão Express no Mato Grosso do Sul

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O casal Graciela e Eric Hilgenstieler, fundadores do Old West (Foto: Divulgação)

Após 38 anos de atividades ininterruptas no Jardim Botânico, desde o tempo em que o bairro ainda se chamava Capanema, o tradicional restaurante Old West fechou definitivamente as portas. Pioneiro da culinária mexicana em Curitiba, o local era famoso também pelas excentricidades na decoração e pelo ambiente estilo “Velho Oeste”. Agora, quem quiser provar novamente os famosos steaks texanos, terá que literalmente viajar para o Oeste: Johann Peter Hilgenstieler, filho do casal fundador e atual administrador do restaurante, mudou-se para Bonito (MS), onde abriu o Old West Express.

Inicialmente era para ser uma suspensão do atendimento por tempo indeterminado devido à pandemia, mas o longo período de fechamento acabou inviabilizando a operação. “A proposta é manter a cozinha internacional dentro de uma temática velho oeste, o ambiente rústico e elegante, aliado ao nosso atendimento personalizado”, explica Hilgenstieler.

Do México para Curitiba

Primeiro restaurante com comida mexicana da cidade, o Old West foi aberto em 1983 pelo casal Graciela e Eric Hilgenstieler na Rua São Januário, no antigo Capanema. Ainda não existia o Jardim Botânico, e o bairro era de certa forma discriminado pela proximidade com a favela da Vila Pinto e ausência de outros estabelecimentos. Mesmo assim, rapidamente o local se transformou em um ícone.

Amante do western, Eric conheceu Graciela em uma de suas viagens ao Caribe mexicano, no início da década de 1980. De volta ao Paraná, o casal surpreendeu os curitibanos com pratos da gastronomia mexicana e texana. O Old West logo ganhou fama pelos generosos steaks e também por servir a melhor marguerita da cidade, além da bela carta de vinhos. Mas a culinária era apenas mais um atrativo: todo o projeto de decoração foi pensado e desenvolvido por Eric a partir das referências do Velho Oeste. As cadeiras e bancos, por exemplo, eram de madeira de lei e couro, com o nome do restaurante marcado a ferro quente. A entrada se dava por uma clássica porta dupla daquelas de saloon.

Interior do Old West Express, em Bonito, em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM:

O quadro do famoso ator John Wayne que decorava uma das paredes do restaurante (Foto: Divulgação)

Amigo de John Wayne

Os quadros que decoravam as paredes foram trazidos de Tijuana (México) e mostravam índios, vilões, xerifes e cowboys retratados por um artista mexicano. Já o cervo na parede foi trazido de Tucson, nos Estados Unidos. Esculturas e outros itens decorativos completavam o cenário, tornando impossível entrar ali e não se sentir num filme.

Mas a área que mais surpreendia e encantava os clientes era o imponente balcão de madeira batizado de John Wayne Lounge Cocktail – considerado por muitos o melhor balcão que Curitiba já teve, onde se podia assistir de perto o preparo dos drinks e do fabuloso steak tartare. Um balcão inesquecível para quem descansou os cotovelos nele. Ali, em meio a uma seleção de tequilas e uísques, ficava exposto o grande tesouro da Casa: um quadro de John Wayne.

Não era um mero adereço comprado numa loja de souvenirs – Eric foi amigo pessoal do lendário ator americano e também trabalhou com ele na tradução de idiomas de um roteiro de filme de Velho Oeste. No cardápio, também é possível ver uma foto dos dois juntos em um aeroporto. O Old West Express levou para Bonito alguns dos objetos decorativos da antiga sede, como os quadros de Tijuana.

O imponente balcão batizado de John Wayne Lounge Cocktail, cujos lugares eram disputados pelos clientes (Foto: Divulgação)

O cardápio é reduzido em relação ao original, mas a qualidade se mantém. Há apenas três opções de steaks, por exemplo: fromage, roti e mostarda. Dentre as entradas, o steak tartare permanece e destacam-se também o queijo brie assado e as quesadillas. Para os saudosistas que quiserem conhecer, abre de terça a domingo, das 18h30 às 22h, na Rua Santana do Paraíso, 1027, no Centro de Bonito.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X