Tributo à Stelinha Egg: A grande cantora do Paraná estreia nesta terça-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

“Tributo à Stelinha Egg: A grande Cantora do Paraná” estreia nesta terça-feira (12), às 18h, no canal do Youtube do projeto. (Foto: Divulgação)

A cantora paranaense Stelinha Egg (1914/1991), será homenageada com o projeto: “Tributo à Stelinha Egg: A grande Cantora do Paraná”. Nesta terça-feira (12) vai estrear às 18h no canal do Youtube do projeto, uma apresentação musical gravada na Casa Heitor Stockler de França, com 75 minutos de duração, com direção do jornalista Rodrigo Browne, roteiro e pesquisa histórica de Etel Frota e direção musical de Sérgio Justen.

No vídeo, com direção audiovisual de Alan Raffo, a trajetória de Stelinha Egg será relembrada com canções que foram imortalizadas na sua voz, com interpretação de um time de seis cantoras paranaenses: Cris Lemos, Edith de Camargo, Helena Bel, Lais Mann, Margareth Makiolke e Rogéria Holtz, acompanhadas pelos músicos Sérgio Justen (piano), Marcelo Pereira (baixo), Valmir Pegas (bateria) e Marina de Camargo (acordeão). No repertório estão composições de Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Catulo da Paixão Cearense, Chico Buarque, entre outros.

O projeto foi gravado por seis cantoras paranaenses com direção do jornalista Rodrigo Browne. (Foto: Divulgação)

O roteiro, escrito pela poeta Etel Frota, vai recordar os principais momentos musicais da cantora paranaense que fez parte do elenco de intérpretes da Rádio Tupi, São Paulo e Cultura, em plena época de ouro do rádio no Brasil. A gravação é pontuada pela voz da própria Stelinha com trechos de sua entrevista com o jornalista Aramis Milarch. “A história da cantora será contada por ela mesma. Acredito que conseguimos fazer um recorte da personalidade dessa grande artista paranaense”, comenta Etel, que também realizou a pesquisa histórica e musical. O projeto oferece, como contrapartida social, todas as canções e depoimentos de Stelinha Egg com tradução simultânea em libras.

A apresentação é dividida em vários momentos musicais da artista. De acordo com o diretos do musical, Rodrigo Browne, Stelinha cantou aquilo que gostava de ouvir. Seu repertório sempre foi fruto de uma intensa pesquisa da música brasileira com temas regionais, canções infantis, modas de viola, modinhas e toadas que vão desde o tradicional cancioneiro brasileiro até compositores contemporâneos, além de um vasto repertório de canções de Dorival Caymmi. “O que unia esse repertório tão eclético foi a marca pessoal que Stelinha imprimia em suas interpretações e que a tornou a grande cantora do Paraná”, comenta.

LEIA TAMBÉM:

O pianista Sérgio Justen, diretor musical do projeto, que faz uma ligação entre as gerações musicais do Paraná, lembra que essa homenagem acontece no ano do aniversário de três décadas de sua ausência. “Nós vamos revelar para o público um pouco mais da personalidade dessa cantora que, durante sua trajetória artística e pessoal, sempre se mostrou uma mulher avant garde, que conheceu o mundo com sua voz e, curiosamente, nunca teve sua carreira reconhecida no Paraná”, considera. Para reparar essa injustiça histórica, Justen, ao lado de Etel, compôs o tema “Stelinha”, uma homenagem musical que encerra o vídeo de forma emocionante.

Serviço:
“Tributo à Stelinha Egg: A Grande Cantora do Paraná”
Terça-feira, dia 12/10, às 18h, no canal do YouTube do projeto 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X