DESKTOP

TSE realizará pesquisa de opinião com 20 mil eleitores neste domingo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

TSE
O Tribunal Superior Eleitoral realizará neste domingo (15), uma pesquisa de opinião com 20 mil eleitores nas mais de 400 mil seções eleitorais. (Foto: Divulgação)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará neste domingo (15), durante o andamento das eleições em primeiro turno, em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), uma pesquisa de opinião com 20 mil eleitores nas mais de 400 mil seções eleitorais do país. O Ipea, por meio de especialistas em pesquisa – sociólogos, cientistas políticos e estatísticos – indicou que “medir o sentimento do eleitorado no dia da votação pode ajudar a traduzir melhor a eficácia do trabalho realizado”. A pesquisa leva cerca de dez minutos para ser respondida.

Foram escolhidas 20 mil seções e, dessas, três pessoas, considerando o local onde moram, sexo e escolaridade informada. Somente o primeiro que aceitar, entre os três eleitores selecionados para a pesquisa, será entrevistado. “Pode haver abstenção ou algum eleitor pode se recusar a responder. Neste caso, há três chances de a pesquisa ser preenchida em cada uma dessas 20 mil seções”, explica a assessora-chefe da Comunicação Social do TSE, Mariana Oliveira.

LEIA TAMBÉM:

Caberá ao mesário informar ao eleitor, depois que votar, que ele foi selecionado para a pesquisa e o encaminhar para a equipe de apoio aplicar o questionário. Ressalta-se a importância de que o eleitor seja abordado somente após votar. Um vídeo curto e um manual informativo sobre como funciona a pesquisa foram disponibilizados no aplicativo Mesário. Mais informações sobre a pesquisa também podem ser acessadas no Canal do Mesário no Portal da Justiça Eleitoral, em cuja navegação não é consumido pacote de dados do celular.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X