UFPR está com inscrições abertas para realização de testes gratuitos de Covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Os exames fazem parte de um estudo da UFPR que monitora os indicadores da doença. (Foto: Juliana Barbosa)

A Universidade Federal do Paraná está com inscrições abertas para uma nova rodada de testes para detecção de SARS-CoV-2 em pessoas assintomáticas. O mutirão com 1600 vagas, será realizado nesta terça-feira (15) no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 13h. 

As pessoas das comunidades da UFPR, UTFPR e do Palácio das Araucárias já inscritas para este mutirão não precisam se cadastrar novamente. Os interessados precisam realizar inscrição prévia neste formulário e indicar o horário de preferência para atendimento. No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

O exame realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes. 

LEIA TAMBÉM:

A testagem da comunidade é coordenada pela Direção do Setor de Ciências Biológicas, em parceria com os laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO).  Os exames fazem parte de um estudo para identificar indivíduos contaminados e propiciar o isolamento, como medida para evitar a contaminação de outras pessoas. 

Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 28 mil testes em mutirões com a comunidade da UFPR, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária. De acordo com os organizadores, a ideia de aplicar a testagem em um público maior veio dos esforços para detecção do vírus SARS-CoV-2 na comunidade acadêmica, de forma a auxiliar no combate à pandemia. 

“Assim, graças a experiência adquirida no processo, a grande adesão de voluntários para o próximo evento e o crucial apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado do Paraná e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), conseguimos ampliar as inscrições para interessados de fora da comunidade acadêmica”, afirma a professora Daniela Fiori Gradia, coordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Genética da UFPR. 

Serviço:
Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas 
Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas 
Link para agendamentohttp://bit.ly/covid20210615 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X