UFPR lança Observatório Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente contra crimes de violência sexual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

UFPR lança Observatório Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente contra crimes de violência sexual
Plataforma da UFPR integra várias instituições voltadas para a proteção de crianças e adolescentes (Foto: Agência Senado)

A Universidade Federal do Paraná lança nesta quarta-feira o Observatório Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente – Projeto PROTECA. O Observatório é resultado de um projeto desenvolvido na UFPR desde 2021 em resposta ao edital da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A plataforma deve integrar instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, voltadas à proteção de recém-nascidos até adolescentes contra crimes de violência sexual, cibernéticos ou não. Participarão também organizações que tenham interesse e ações ligadas ao tema.

De acordo com sua coordenadora, a professora Elenice Mara Matos Novak, o Observatório terá como função possibilitar e facilitar a colaboração, o desenvolvimento e o compartilhamento de discussões e o levantamento de indicadores, estudos e prospecções; pesquisas científicas; análises de dados e informações; projeções para ancorar políticas públicas e institucionais; ferramentas inovadoras; publicações; intercâmbio de experiências; divulgação de conteúdos e resultados e eventos. Elenice coordena o Projeto de Extensão “Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes – foco em crimes cibernéticos” da UFPR. Além dela, o grupo que integra o Observatório conta com a participação do professor e ex-reitor Zaki Akel Sobrinho.

O lançamento ocorre às 11h na Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do campus Botânico no Jardim Botânico.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X